Semana do Servidor e da Servidora UFBA 2023 trouxe arte, cultura e debates para os trabalhadores.




A Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep) realizou de 20 a 31 de outubro, a Semana do Servidor e da Servidora UFBA 2023. A programação foi montada pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho da Coordenação de Desenvolvimento Humano, através de uma comissão constituída com representantes do Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (Smurb) e dos Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (Assufba) e Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub).
A comissão também tem como objetivo a construção de parcerias nas ações de saúde e qualidade de vida no trabalho dos servidores da ativa e também dos aposentados.
A programação contou com um conjunto de mesas temáticas onde foi trazida a condição de servidor público (especialmente na UFBA) no contexto social da atualidade, bem como as condições de trabalho de trabalhadores técnicos e docentes e as perspectivas futuras para esses trabalhadores.
Além disso, a programação também contou com atividades artísticas e culturais, ofertadas pelas Escolas de Música, de Teatro e de Dança. A Sala de Arte/Cinema da UFBA e os Museus Afro-Brasileiro, de Arqueologia e Etnologia e de Arte Sacra disponibilizaram acesso para visita dos trabalhadores.
A Semana também contou com uma Feira de Saúde com serviços, orientações, atendimentos e oficinas, promovidos pelo SMURB, pelo Instituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde (IMRS) e pela Fundação de Assistência ao Servidor Público (Geap). Foram oferecidas orientações em algumas especialidades médicas, aferição de sinais vitais, glicemia e dados antropométricos, e ainda oficina de cuidados com a voz e com a audição.
Mais uma vez a Semana se constituiu num espaço de integração dos trabalhadores, através de uma programação artística e cultural que permitiu debates importantes com segmentos da área de saúde e gestão de pessoas, possibilitando aos trabalhadores participarem mais ativamente dos espaços e do ambiente universitário que a UFBA disponibiliza.