Práticas Integrativas e Complementares em Saúde_2024_Semana do(a) Servidor(a) UFBA
Projeto:
Período de realização:
08 a 10 de outubro de 2024
Número de vagas:
174
Carga horária:
Variando entre 30 minutos e 1h30min a depender da PICS
Local:
Sala de Treinamento da PRODEP
Atividades:
Práticas Integrativas e complementares em Saúde
Período de Inscrição:
sexta-feira, 27 Setembro, 2024 to quinta-feira, 3 Outubro, 2024
Ementas:
Na Semana do Servidor e da Servidora UFBA 2024 serão ofertados atendimentos individuais e/ou terapias coletivas nas práticas de:
- Reiki é uma prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental. Busca fortalecer os locais onde se encontram bloqueios – “nós energéticos” – eliminando as toxinas, equilibrando o pleno funcionamento celular, e restabelecendo o fluxo de energia vital – Qi. A prática do Reiki responde perfeitamente aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções.
Terapeuta: Elaine Cristina da Luz dos Santos
- Auriculoterapia e Reflexologia Podal são práticas terapêuticas que utilizam estímulos em áreas reflexas – os microssistemas e pontos reflexos do corpo existentes nos pés, mãos e orelhas – para auxiliar na eliminação de toxinas, na sedação da dor e no relaxamento. Parte do princípio que o corpo se encontra atravessado por meridianos que o dividem em diferentes regiões, as quais têm o seu reflexo, principalmente nos pés ou nas mãos, e permitem, quando massageados, a reativação da homeostase e do equilíbrio nas regiões com algum tipo de bloqueio. Também recebe as denominações de reflexologia ou terapia reflexa por trabalhar com os microssistemas, áreas específicas do corpo (pés, mãos, orelhas) que se conectam energeticamente e representam o organismo em sua totalidade.
Terapeutas: Rafaela M. Manot Sarrat Lôbo (Aurículoterapia)
Maria Rosiane Alves de Carvalho (Reflexologia Podal)
Nadja Borges Nascimento Passos ( Reflexologia Podal)
- Terapia Comunitária Integrativa é uma prática terapêutica coletiva que envolve os membros da comunidade numa atividade de construção de redes sociais solidárias para promoção da vida e mobilização dos recursos e competências dos indivíduos, famílias e comunidades. Nela, o saber produzido pela experiência de vida de cada um e o conhecimento tradicional são elementos fundamentais na construção de laços sociais, apoio emocional, troca de experiências e diminuição do isolamento social. Atua como instrumento de promoção da saúde e autonomia do cidadão.
Terapeuta: Gleide Santos Araújo
- Movimento Sistêmico é uma metodologia focada em soluções, em equilíbrio, que ajuda a redefinir a experiência interior que temos de nós mesmos e entre nós e os que nos rodeiam. É um processo no qual uma pessoa pode colocar a imagem interna do seu dilema, incômodo ou problema, para ser visto e sentido. Os elementos do processo podem ser observados através do arranjo espacial dos envolvidos. Neste processo, as emoções podem ser reconhecidas e liberadas e um caminho mais saudável encontrado para que novas perspectivas possam ser percebidas e novas atitudes e decisões tomadas.
Terapeutas: Cláudia Isabel Brito de Jesus