Projetos

Título Descrição
Programa de Qualidade de Vida no Trabalho - PAC 2017

Este documento apresenta as ações planejadas do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) do PAC (Plano Anual de Capacitação) de 2017 da PRODEP.

1.1  OBJETIVO GERAL

-  Estruturar as ações de qualidade de vida no trabalho para a UFBA em 2017, visando contribuir com a melhoria do bem-estar dos trabalhadores.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-   Implantar ações de qualidade de vida no trabalho com ênfase no relacionamento interpessoal e movimento corporal;

-  Promover ações educativas para os trabalhadores que estão próximos à aposentadoria, visando contribuir com a reflexão sobre esse momento, oferecendo, ainda, subsídios para a estruturação de um novo projeto de vida, com novas formas de realização profissional e satisfação pessoal;

-  Tornar pública as ações de qualidade de vida no trabalho desenvolvidas pela PRODEP. 

Público-Alvo: trabalhadores (docentes e técnicos administrativos) em exercício na Universidade Federal da Bahia.

 

O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho é composto atualmente por dois Projetos: Projeto Bem Viver e Projeto Planejando seu futuro: Transição para a Aposentadoria.

Projetos Bem Viver

O Projeto Bem Viver que vem sendo desenvolvido desde 2008 nas Unidades e Órgãos da UFBA e faz parte da política de valorização dos servidores institucionalizada pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas concebida e executada pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho /Coordenação de Desenvolvimento Humano. Promove atividades como oficinas téorico-vivenciais palestras e grupos de discussão conforme a demanda nas Unidades/Órgãos da UFBA.
 
OBJETIVO
Fortalecer e integrar ações orientadas à melhoria de qualidade de vida no trabalho do servidor com impactos no desenvolvimento institucional.
 
PÚBLICO ALVO
Servidores docentes e técnico-administrativos dos órgãos/unidades da UFBA.

Projeto Planejando seu Futuro

O Projeto “Planejando seu futuro” fundamentado na Política Nacional do Idoso, amparado pela Constituição Federal (Art. 230) e regulamentado pela Lei 8842 de 04/01/94, e, institucionalizado na Universidade Federal da Bahia desde 2005.
 
OBJETIVO
Proporcionar aos servidores subsídios para o momento da aposentadoria e a estruturação de um novo projeto de vida, com novas formas de realização profissional e satisfação pessoal.
 
PÚBLICO ALVO
Servidores que estejam a, pelo menos, 05 anos próximos da aposentadoria  voluntária ou compulsória, em abono permanência, aposentados recentes e interessados no tema.
 
ATIVIDADES
Promove atividades tais como WORKSHOP, PALESTRAS, SEMINÁRIOS e OFICINAS SOCIOEDUCATIVAS com as temáticas:
- Legislação;
- Educação financeira;
- Transição para aposentadoria e possibilidade de autodesenvolvimento;
- Orientação para construção do novo projeto de vida;
- Saúde e longevidade;
- Empreendedorismo;
-  Relações familiares