SEMINÁRIO ABORDA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NAS UNIVERSIDADES.

A importância da Qualidade de Vida no Trabalho nas organizações públicas, em especial nas universidades, não pode sair do foco das discussões na área de gestão de pessoas. Com isto, foi realizado o Seminário “ Qualidade de Vida no Trabalho nas Universidades”, realizado no dia 23 de outubro, e que fez parte das comemorações alusivas a Semana do Servidor UFBA_2018.

O evento foi aberto com a apresentação do Madrigal da UFBA, sob a regência de Rafael Garbuio.

Em seguida foi iniciada a palestra “Qualidade de Vida no Trabalho nas Universidades” pelo Professor Mário César Ferreira, Psicólogo, Doutor em Ergonomia (EPHE, França), com Estágio Pós-Doutoral em Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (Université Paris 1 Panthéon-Sorborne, França) e Professor Associado IV no Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).

Ele trouxe para o público o cenário atual do mundo do trabalho e seus impactos na qualidade de vida dos trabalhadores. Ele também apresentou a abordagem da Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida do Trabalho como alternativa de minimizar os efeitos do mal-estar no trabalho, sem deixar de apontar a importância de uma construção coletiva entre trabalhadores, gestores e demais entes estratégicos das organizações para promover uma  política de qualidade de vida participativa.

Sônia Regina Fernandes foi outra palestrante da mesa. Doutora em Saúde Pública pela UFBA, docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA e pesquisadora em temas vinculados a saúde e trabalho, bem-estar no trabalho, carreiras profissionais e qualidade de vida, ela citou pesquisas sobre bem-estar no trabalho realizada em contextos organizacionais privados, fazendo uma ligação com as questões tratadas em relação a qualidade de vida nas organizações públicas.

Foram também apresentados os resultados da pesquisa de levantamento realizada no Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho(NQVT), sobre ações de QVT que são desenvolvidas pela UFBA. Os resultados foram apresentados por Aurélio Avelar, servidor do NQVT, Mestrando em Administração (UFBA) na linha de pesquisa de Qualidade de Vida no Trabalho e responsável pela condução da pesquisa. Os resultados apresentados trouxeram desafios a serem enfrentados pelo Programa de QVT da UFBA, como por exemplo, melhorar a divulgação das suas ações e rever as suas linhas conceituais e processos de trabalho.

Após as palestras, foram trazidas para a mesa algumas questões advindas da platéia, que foram debatidas pelos palestrantes numa ampla discussão.